fbpx
 
Categories Style it

Ténis

Postado em
Ténis

Ténis: quando é adequado usar e como posso conjugar?

Na minha adolescência os ténis eram o calçado universal. Aliás, para mim (e todas as minhas amigas) era a única opção possível eheh. 

Nessa altura uso de ténis era associado a um estilo muito casual, típico da “malta jovem”, ou a um estilo mais desportivo. 

Actualmente, numa sociedade da moda em que vale tudo e a criatividade é muito admirada, os ténis voltaram a surgir, mas em estilos mais variados e com opções muito mais vastas e criativas. 

Devido ao seu conforto inigualável, versatilidade e estilo estão a ganhar cada vez mais fãs!

São o calçado mais presente no guarda-roupa das mulheres. Aliás, conheço mesmo algumas mulheres que só usam ténis e nem pensam em outras opções.

Eu concordo que os ténis são muito confortáveis, no entanto, deixo aqui uma questão: Será que são mesmo adequados a todas as ocasiões da nossa vida??

Cada ocasião da nossa vida tem uma especificidade própria. Um passeio em família não é o mesmo do que uma reunião de negócios, certo?! Não devemos usar ténis de forma indiferenciada em qualquer ocasião sem pensar para onde vamos, com quem vamos falar, qual o objectivo, etc.

Não nos podemos esquecer que a nossa imagem, o nosso estilo pessoal, passa uma mensagem aos outros. Em certas ocasiões, se não passarmos a mensagem certa de quem somos e o que pretendemos, podemos ter alguns dissabores.

Ténis em contexto profissional: sim ou não?

Não há uma resposta certa e universal para esta pergunta. Há que ponderar vários factores!

rita completo-consultoria de imagem - sugestões - ténis - para trabalhar - Look1: calças cinza, blusa branca, blazer rosa e ténis brancos - Look2: calças pretas, blusa branca, blazer preto e ténis brancos - Look3: calças pretas, blusa riscas, blazer branco e ténis pretos

1. Existem regras de vestuário na empresa?

Se a empresa tiver regras próprias não há muito em que pensar… Têm de as cumprir. Conheço algumas empresas que proíbem estritamente o uso de jeans e ténis, por exemplo.

2. Que tipo de empresa é?

Mesmo não havendo regras rígidas, devem saber distinguir se o ambiente é formal ou informal. No entanto, alerto-vos que mesmo num ambiente informal convém ter uma imagem cuidada e profissional. Optem modelos simples e de cores neutras, conjugados com peças com alguma elegância e de cor sóbria, tais como camisas, blazers e calças de corte mais clássico.

3. Lidam directamente com o público?

Lidar com o público exige alguns cuidados acrescidos e nem sempre é bom que o cliente vos veja com uma imagem tão descontraída. Mesmo que não estejam a toda a hora com clientes, avaliem se o vosso dia de trabalho costuma ter imprevistos e de repente podem ter uma reunião imprevista com um cliente importante.

4. Que tipo de função que desempenham?

Este aspecto é também muito importante. Por exemplo, se o vosso cargo for de direcção, o uso de ténis passa uma mensagem demasiado descontraída que pode ser mal interpretada, quer por colegas, quer por colaboradores. Acima de tudo, como já disse, o essencial é perceberem a importância da mensagem que querem passar e usarem todo o vosso bom senso!!

Ténis num ambiente mais descontraído

rita completo-consultoria de imagem - sugestões - ténis - casual - Look1: jeans, camisola branca, blazer branco e ténis de corrida multicolor - Look2: saia leopardo, camisola vermelha e ténis brancos - Look3: jeans, camisola preta, blazer preto e ténis pretosQuando estamos na nossa “vida pessoal” a conversa já é diferente eheh

Podem usar e abusar dos ténis, desde que se sintam bem e lindas!!

Criem looks modernos e interessantes. Por exemplo, ténis de corrida conjugados com umas calças de pele, ou um blazer, ou uma saia clássica. Usem a vossa imaginação e divirtam-se!!

Um beijinho,
Rita C.

Quer saber como criar um guarda-roupa funcional e rentabilizar cada peça ao máximo?


Podem ver a origem das fotos em: https://www.pinterest.pt/consultoriadeim/style-it/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.