Categories Sem categoria

Closet restyle

Postado em
Guarda-roupa bem organizado

Olá 😉
O fim de semana passado fiz um “detox e restyle” ao meu guarda-roupa. Foi uma lufada de ar fresco. É uma tarefa que faço com alguma frequência, pois adoro 🙂

Este fim de semana fiz o mesmo a uma cliente, resultando um guarda-roupa mais funcional e organizado e uma pequena lista de sugestões de peças a adquirir para complementar o que já tem.

Este é um dos serviços que mais aconselho, pois acredito que a solução para um guarda-roupa ideal não passa por ir a correr comprar todas as peças que são agora tendência ou que pensamos precisar. Antes de tudo devem avaliar bem o que têm e garanto que terão uma surpresa agradável…

Eu sei que este assunto já está um pouco falado, mas como é uma das possibilidades da consultoria de imagem que mais adoro, não resisti a pôr aqui em palavras a minha opinião e dar algumas dicas.

Armário Carrie em Sexo e a Cidade
https://www.pinterest.com/consultoriadeim/style-it/

Sim, eu também gostava de ter o closet da Carrie do Sexo e a Cidade, mas na impossibilidade disso acontecer, o melhor é termos um guarda-roupa prático, bem arrumado, clean, com peças em bom estado, que realmente nos assentam bem e que são definidas pelo nosso gosto, personalidade e estilo de vida.

O Outono já se instalou e agora é a altura ideal para esta tarefa, deixando o vosso guarda-roupa preparadíssimo para a nova estação.

Como reestruturar o guarda-roupa?

1. Seleccionar as peças a ficar

Primeiro tirem do guarda-roupa todas as peças e avaliem com cuidado e atenção uma a uma. É uma tarefa que demora algum tempo e requer alguma paciência, mas no fim verão que o esforço vale a pena.

Aconselho a excluírem as peças que:
– Já não vos servem e, lá no fundo, sabem com certeza que não vão voltar a servir. O nosso corpo vai mudando ao longo dos anos e é normal que algumas peças deixem de servir ou deixem de assentar tão bem como na altura que as comprámos. Quando estiverem preparadas para aceitar essas alterações, conseguirão aprender a vestir bem o vosso tipo de corpo e terão um guarda-roupa à vossa medida. Encham-se de paciência e experimentem tudo se for preciso.
– Estão em mau estado. Por muito que adorem vestir aquela peça ou tenham pena de se desfazer dela por questões emocionais, façam esse sacrifício, pois o bom aspecto da roupa diz muito sobre o tipo de pessoa que somos. Uma camisola muito gasta e cheio de borbotos vai dar muito mau aspecto ao vosso look final e ficarão com um aspecto desleixado, por muito que se tenham esforçado.
– Já não vestem há mais de dois anos. Pensem bem porque não vestem essa peça há tanto tempo e, com certeza, encontrarão a razão certa para se desfazerem dela. Não vale a pena terem peças no armário que, por algum motivo, não usam, pois só irão ocupar espaço e desviar a atenção das peças que realmente fazem sentido. De que serve terem um guarda-roupa cheio de vestidos clássicos se na vossa rotina diária não têm oportunidade de os usar? É mais útil escolher um ou dois melhores e mais versáteis e guardar para aquela ocasião especial que surge de tempos a tempos. Ou de que serve ter 20 calças de ganga, se a nossa rotina profissional obriga a coordenados mais formais? Guardem apenas algumas para os fins de semana e férias. Todas nós já comprámos peças que adoramos, mas depois percebemos que não se encaixam no nosso estilo de vida ou não conseguimos conjugar com a restante roupa. Não vale a pena martirizarmo-nos com isso, mas temos de repensar essa peça e tentar aprender com o erro.

As peças excluídas podem ser separadas em dois montes:
РAs que esṭo mesmo em mau estado e devem ir para o lixo.
– As que ainda estão em bom estado e  podem ir para instituições de solidariedade.

O primeiro passo, e o mais chato, já está 🙂

2. Dividir as peças em categorias

Seguidamente, disponham as peças que vão manter em cima da cama e separem-nas por tipo:
– Casacos
– Camisolas, tops, camisas (partes de cima)
РCal̤as, saias, cal̵̤es (partes de baixo)
– Vestidos
– Sapatos
– Malas
– Outros acessórios

3. Fazer conjuntos

Agora vem a parte melhor e mais divertida…
Façam conjuntos com as peças que têm em cima da cama. Brinquem com as várias possibilidades, pensando em coordenados adequados ao vosso estilo de vida, por exemplo:
– Dia normal de trabalho. Neste caso vale a pena fazer vários coordenados, pois é a situação mais comum da nossa vida.
РOcasịo profissional especial, por exemplo, reunịo com o chefe e/ou com clientes.
РOcasịo festiva da empresa, tal como um jantar ou um cocktail.
– Fins de semana descontraídos.
– Jantar fora com o namorado ou marido (ou futuro namorado eheh).
– Sair à noite com as amigas.
– Passeio com a família.
– Etc…

Tirem fotos que podem guardar ou imprimir para ajudar naqueles dias que falta mesmo a inspiração.

No fim, percebam se existem algumas peça-chave que fazem realmente falta e poderiam melhorar bastante as possibilidades de combinações.
Façam uma lista, estabeleçam um plafon (e mantenham-se fieis), seleccionem as lojas a visitar e força… vão divertir-se nas compras 🙂

Deixo algumas sugestões de coordenados, usando propositadamente algumas peças iguais, para se inspirarem…

Sugestão de coordenado para trabalhar: Calças cigarette beges, camisola gola alta preta, casaco comprido camel, sapatos rasos pretos e mala de mão animal print
Sugestão de coordenado para trabalhar

Sugestão de coordenado casual: boyfriend jeans, camisola de riscas, casaco comprido camel, botins camurça beges, mala a tiracolo vermelhas
Sugestão de coordenado casual

Sugestão de coordenado para jantar fora: culottes pretas, sapatos rasos pretos, camisola cor de tijolo, blusão decabdal castanho, mala de mão animal print, relógio dourado, lenço em tons castanho e bege
Sugestão de coordenado para jantar fora

Sugestão de coordenado para uma saída à noite: vestido preto sem mangas, botins beges camurça, clutch pele cobra, gargantilha dourada, baton bordeaux
Sugestão de coordenado para uma saída à noite

Beijinhos,
Rita C.

Imagens construídas por Rita Completo em polyvore: http://rita-completo.polyvore.com/

4 comentários

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *