fbpx
 
Categories Style it

Casual Friday: o que usar?

Postado em
Casual Friday: o que usar?

Casual friday: o que usar neste dia e manter uma imagem profissional?

O termo casual friday (sexta-feira casual) surgiu nos Estados Unidos da América, como uma forma de proporcionar aos colaboradores das empresas um dia em que pudessem usar algo menos formal do que habitualmente.

Este conceito já é usado em Portugal por várias empresas de diferentes áreas de actividade. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o que realmente é adequado vestir neste dia.

Embora maior parte das nossas empresas não tenham regras muito rígidas, a verdade é que demonstram uma real preocupação sobre a imagem dos seus colaboradores. Assim, apesar de não haver dress-code rígido, algumas empresas dão algumas orientações concretas sobre o que os seus colaboradores não podem mesmo usar.

Quer nos casos em que é exigido um dress-code formal (rígido), quer nos casos em que existem algumas regras (menos rígido), muitas empresas já adoptam um dia da semana para que os funcionários possam usar roupas mais leves e descontraídas. Esse dia é normalmente a sexta-feira: Casual Friday.

ritacompleto - consultoria de imagem - blog - casual friday - look 1: calças largas verde escuro com blusa preta - look 2: saia midi verde com blusa de riscas - look 3: calças pretas com blusa preta e blazer rosa claro

A casual friday existe com o objectivo de permitir que o estilo pessoal de cada colaborador possa ser adaptado ao ambiente corporativo, conferindo um pouco de personalidade ao look profissional.

Porém, qual é o limite de casualidade para este dia? É tudo permitido ou ainda é preciso tomar alguns cuidados?

Acima de tudo, é importante não confundir informalidade com desleixo!

Bom-senso é a palavra-chave!!

Sim, trata-se de um dia mais descontraído e casual por definição, mas não se pode esquecer que continua a trabalhar. O ambiente é profissional e a sua imagem deve manter-se sempre respeitável e profissional.

Casual Friday: descontraído, mas profissional

1. A roupa casual usada no escritório não é a que usa ao fim-de-semana. A ideia da casual friday é que possa vestir-se de forma mais descontraída, mas sempre com muito bom-senso.

Sugiro que use uma peça casual (duas, no máximo) e a conjugue com outras peças mais formais. Assim, o look ficará equilibrado e profissional.

2. Verifique a sua agenda. Convém confirmar sempre se tem algum compromisso mais formal nesse dia, como por exemplo, uma reunião com cliente. O cliente (neste caso) não sabe, nem quer saber, se a empresa tem a casual friday. É importante escolher a roupa adequada para passar uma imagem positiva, independentemente do grau de formalidade do dia.

3.Aposte em cores diferentes. Normalmente, as cores neutras são excelentes opções para looks profissionais. Neste dia, poderá usar uma peça com um cor mais vibrante para quebra a formalidade.

ritacompleto - consultoria de imagem - blog - casual friday - look 1: calças brancas com bolas pretas com blusa preta - Look 2: calças vermelhas com blusa branca - Loo 3: calças de ganga com blusa preta e blazer camel

4. As calças de ganga são normalmente permitidas neste dia. Se a sua empresa permitir poderá optar por usar umas calças de ganga neste dia, no entanto, prefira modelos rectos e de cor mais escura. Este modelo é o mais discreto e, usado com peças mais formais, como por exemplo um blazer, resulta em looks muito discretos.

5. Existem peças a evitar a todo o custo. Mesmo num registo mais casual, existem alguma peças que jamais serão adequadas num ambiente profissional. Alguns exemplo são: saias muito curtas, decotes exagerados, transparências, chinelos, tops com a barriga à mostra, calças de fato de treino, etc.

Espero que tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre a casual friday 😉

Um beijinho,
Rita C.

Quer saber como criar um Estilo Pessoal inconfundível com um guarda-roupa ideal?

Não perca a promoção de Maio!!


Pode ver a origem das fotos em: https://www.pinterest.pt/consultoriadeim/style-it/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.