Calças de ganga são peças intemporais que nos acompanham há mesmo muito tempo.
Embora muito diferente do que é hoje, acredita-se que a ganga (denim) teve a sua origem em França, na cidade de Nîmes, no séc. XVIII. Mas só mais tarde, no séc. XIX, Oscar Levi-Strauss criou as suas primeiras calças com a ganga. No auge da exploração do ouro, os trabalhadores das minas necessitavam de tecidos robustos para fazer face aos trabalho árduo. O sucesso foi imediato e esta peça começou a ser usada também por trabalhadores de outros sectores.
Depois de muitos anos a serem usadas apenas como “roupa de trabalho”, as calças de ganga entram no mundo da moda em meados do séc. XX e, com o tempo, foram ganhando cada vez mais fãs. Sendo que, hoje em dia, são um básico essencial no guarda-roupa feminino (e masculino também claro).
As calças de ganga são uma aposta segura e super versátil, podendo ser usadas nas mais variadas ocasiões, desde ambientes mais casuais, festivos e até profissionais.

Calças de ganga: como usar no trabalho de forma equilibrada e profissional
Como já referi, as calças de ganga podem ser usadas em variadas ocasiões, inclusive para trabalhar. No entanto, tal como se passa com outras peças, quando o ambiente é profissional, torna-se necessário algum cuidado e bom senso extra.
No trabalho, os nossos looks diários devem passar uma mensagem de confiança e profissionalismo.
Esta é a ideia geral… Depois teremos de avaliar caso a caso para perceber as características e especificidades da empresa, área de negócio, cargo exercido e rotinas diárias.
Algumas empresas têm um dress-code muito específico, tal como farda, ou exigem um visual formal. Nestes casos devemos que respeitar as regras da empresa.
No entanto, existem empresas menos exigentes, em que o ambiente é mais informal e descontraído.
Nestes casos podemos usar calças de ganga com bom senso.
Alguns truques para usares as calças de ganga no emprego com mais segurança:
– Modelos mais escuros e de corte mais direito dão um ar mais profissional.
– Evita certos pormenores, tais como brilhantes, lavagens ou rasgões.
– Dá preferência a calças com bolsos a trás, pois a ausência dos bolsos dá um ar demasiado descontraído.
– Conjuga com peças mais elegantes. Este contraste fico muito moderno e dá um ar mais cuidado.
Se as empresas mais formais tiverem implementado a “casual friday”, podes aproveitar estas dicas e sugestões também nestes casos.
Deixo aqui algumas sugestões de coordenados para te inspirar 😉


Um beijinho,
Rita C.
Para saber mais sobre como ter um guarda-roupa fabuloso e criar looks variados e interessantes todos os dias: https://ritacompleto.com/total-makeover/